A economia local é determinante para a qualidade de vida existente em qualquer território. Dela depende a riqueza criada, o valor acrescentado e apropriado localmente, o emprego criado ou mantido.

Face a esta constatação, desde há mais de duas décadas que diversos municípios enveredaram por criar serviços específicos para esta área (gabinetes de apoio ao empresário, serviços de atividades económicas). Outros optaram por concentrar no gabinete da presidência o relacionamento, nomeadamente com potenciais investidores.

Uma das questões centrais nesta área é a qualidade da resposta dos municípios às necessidades das empresas e investidores. E tantas vezes, demasiadas vezes, um investimento não é realizado, ou «foge» para outro território, por incapacidade de dar resposta adequada e em tempo útil ao seu promotor.

Em Loures, o primeiro dos dez temas para transformar o nosso concelho, apresentado à população em 2013, era a economia. Quanto aos serviços, apontava-se a criação de uma agência de investimento.

Que conceito?

Partimos de um bom conhecimento da realidade económica e empresarial de Loures. Também do conhecimento das críticas, fundadas, dos empresários à resposta, ou falta dela, da Câmara Municipal às suas necessidades.

A solução que desenhamos, baseia-se num conceito de parceria. O município assume-se como parceiro de todo o investimento de qualidade, que traga mais riqueza, mais valor, mais inovação, mais emprego para o nosso concelho.

Para o desenvolvimento desta solução foi criada a Loures Investe.

A Loures Investe é o interlocutor único do investidor na relação com a Câmara Municipal. Lá, no seu gestor de projeto, encontra quem entenda e fale a mesma «língua», quem compreende que para um investimento, os prazos são muitas vezes determinantes. A relação entre os diversos serviços, o acompanhamento da tramitação do processo, é uma função do referido gestor do projeto.

Para cumprir os seus objetivos, a Loures Investe tem as seguintes áreas de intervenção:

  • Informação de apoio à atividade empresarial;
  • Acompanhamento personalizado de processos de licenciamento;
  • Apoio na procura de terrenos e instalações;
  • Apoio à criação de empresas e emprego;
  • Apoio à atividade empresarial e à criação do próprio negócio;
  • Desenvolvimento de projetos de apoio à inovação e internacionalização;
  • Informação técnica sobre financiamentos.

 

Para o desenvolvimento da atividade de Loures Investe é particularmente relevante a concretização de parcerias existentes com a Associação de Comércio e Serviços de Loures e Odivelas, Confederação de Micro, Pequenos e Médios Empresários, Associação Empresarial de Bucelas, Associação de Comerciantes de Sacavém, Associação Empresarial da Região de Lisboa.

Também o trabalho conjunto e em articulação com outros serviços públicos, como o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, entre outros, é elemento potenciador da atividade da Agência.

 

 

António Pombinho