O acesso à cultura é elemento fulcral do desenvolvimento humano e do bem estar das comunidades. É objetivo maior da gestão pública a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, desde a materialização de obras e serviços (ao melhorar ruas, o sistema de saúde, os transportes, entre tantas outras formas) às menos visíveis e simbólicas, mas de igual importância para a melhoria da vivência na cidade.

Uma população com acesso à cultura torna-se mais consciente de seus direitos, mais actuante e cidadã. Percebe que pode ser mais ativa nas mudanças da sua comunidade. Uma população mais consciente tem condições de escrever a sua própria história.

A cultura é uma ferramenta de intervenção social e de transformação. O poder local tem particulares responsabilidades nesta matéria e, nesse sentido, a Junta da União de freguesias da Caparica e Trafaria, logo no primeiro ano deste mandato, aceitou o desafio dum projeto inovador, principalmente à luz do que são commumente as responsabilidades das freguesias - a concretização de uma Biblioteca na Trafaria, o espaço cultural da Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria.

Foi também de forma diferente, simbólica e significativa, que recebemos estudantes e voluntários (de Portugal e do estrangeiro), que apoiaram o esforço da nossa comunidade. Empenharam-se também cidadãos e cidadãs individuais, movimento associativo, câmara municipal, amigos e amigas, de cá e de lá, nós (a junta) e assim construímos, juntos, esta realização colectiva: a nossa biblioteca.

A construção foi apenas a face mais visível de um processo. Agora, o desafio é fazer deste edifício um polo catalisador de ações e projetos que contribuam para o nosso bem comum. Para tal, trabalhamos novamente em conjunto - parceiros e utilizadores, de sempre ou que conhecemos hoje - das associações centenárias aos leitores ocasionais, das escolas aos turistas curiosos, todos fazem a Biblioteca da Trafaria.

O empenhamento da comunidade local para o sucesso deste projeto singular tem sido a demonstração inequívoca das potencialidades criadoras resultantes do trabalho de ligação dos eleitos à população, a génese do próprio Poder Local Democrático.

 

Teresa Coelho

Presidente da União das Freguesias de Caparica e Trafaria