Ao longo da história da humanidade, as diversas manifestações culturais dão-nos a conhecer o quotidiano e a realidade de diversas civilizações. Conhecem-se muitas civilizações, presentes ou passadas, também através das manifestações artísticas, sendo esta uma das formas como o homem manifesta o seu entendimento do Mundo e também o seu modo de o transformar.

O ser humano, no seu desenvolvimento, associa a inteligência cognitiva, motora, emocional, afetiva e lúdica de modos e proporções necessariamente diferentes em cada indivíduo e em cada estádio da vida. Mas é através dos sentidos e da sua sensibilidade que a relação com o mundo e os outros se opera. A educação formal, informal e não formal de cada criança e jovem tem a função de contribuir para o desenvolvimento das capacidades, considerando e respeitando as características individuais. Sendo esta uma função muitas vezes imputada às escolas, consideramos que ficará necessariamente empobrecida se apenas for assumida pela mesma.

Toda a comunidade poderá e deverá contribuir, através das mais diversas formas de organizações locais, regionais ou nacionais para o desenvolvimento integral de cada indivíduo. É prática comum no nosso país e no concelho de Loures, que as populações se organizem em associações, coletividades e que chamem a si uma parte importante da educação artística. A música tem tido uma expressão muito forte nestas associações, através das bandas de música, orquestras, coros, grupos de dança. Estas manifestações coletivas têm permitido a um elevado número de jovens, para além da aprendizagem da música, um processo de socialização, de desenvolvimento pessoal, aprendendo a relativizar as suas próprias posição e introduzi-las na totalidade.

Em Loures, como em outro qualquer município, as escolas públicas são frequentadas por alunos com características individuais específicas e com necessidades educativas particulares. Alguns desses alunos frequentam Unidades de Ensino Estruturado ou Unidos de Apoio à Multideficiência. Decidiu a Câmara Municipal de Loures (CML) proporcionar aos alunos que frequentam as Unidades, aulas de música ministradas pelo Conservatório d'Artes de Loures, com o objetivo de potenciar as suas capacidades e amenizar algumas das suas limitações, nomeadamente ao nível da comunicação, desenvolvimento motor e emocional. Pretende-se ainda que sejam momentos de prazer e de alegria.

Assim, quinzenalmente, um grupo de dois a três professores desloca-se a cada uma das 21 Unidades existentes nas escolas públicas do concelho de Loures e, durante cerca de uma hora, promove a aprendizagem da música a alunos que as frequentam. Este projeto potencia as capacidades de cada criança e jovem através de estimulações sensoriais, da atenção e concentração. Valoriza o papel do indivíduo no grupo.

Também através de quatro orquestras El Sistema garantimos a inclusão através da música. Em quatro Agrupamentos de Escolas do concelho, em zonas socialmente mais fragilizadas e estigmatizadas, a CML promove três orquestras e um coro, envolvendo muitas dezenas de crianças e jovens. Este trabalho, complementado pelo que as associações, coletividades e de mais instituições, oferecem nesta área, permite que a inclusão de todos os jovens que assim o queiram, se opere naturalmente considerando a sociedade poliédrica que somos.

No passado mês de outubro o município de Loures foi visitado por uma delegação de quatro países europeus (Polónia, Hungria, Suécia e Alemanha) no âmbito de um projeto que desenvolvemos em conjunto e que visa a partilha de boas práticas na inclusão de pessoas com deficiência. A música e o seu papel integrador foi a base do trabalho que Loures divulgou aos cerca de 65 participantes do projeto, que nos visitaram. Foi possível, durante os quatro dias que durou a visita, conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias instituições locais que trabalham na área da inclusão.

Foi muito apreciado e valorizado pelos participantes, o projeto promovido pela Câmara Municipal de Loures nas escolas do concelho e já atrás referido, sendo considerado como uma boa prática a replicar nos países visitantes.A visita terminou com um concerto a cargo do Conservatório de Artes de Loures e com uma atuação da orquestra ligeira da cidade de Grevensmullen. Em ambos os casos, os grupos integraram jovens com deficiência que compõem os coletivos musicais.

Sabemos que o caminho da inclusão é longo mas, em Loures, o trabalho que a câmara tem vindo a desenvolver com a participação ativa da comunidade, tem demonstrado que os resultados são possíveis e francamente positivos na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

Maria Eugénia Coelho