A Câmara Municipal de Loures decidiu avançar com uma estratégia de revitalização urbana, através do desenvolvimento de processos de reabilitação, racionalizando recursos e atuando nos domínios do espaço público, do edificado, da economia, do património, da cultura e da ação social.

 

loures centros

Novo centro de Moscavide / CML

 

Estratégia de revitalização urbana: «O centro para todos»

 

Na última década e meia assistiu-se a uma degradação progressiva das estruturas urbanas na área do município de Loures, dos seus edifícios, espaços públicos e zonas comerciais. Tal ocorreu, em larga medida, devido às alterações de modelo de consumo, que não foi acompanhado por políticas públicas que valorizassem o comércio tradicional e a fruição do espaço púbico, mas também por falta de investimento que mantivesse e melhore esse mesmo espaço público.

Perante a realidade atual, a Câmara Municipal de Loures decidiu avançar com uma estratégia de revitalização urbana, através do desenvolvimento de processos de reabilitação, racionalizando recursos e atuando nos domínios do espaço público, do edificado, da economia, do património, da cultura e da ação social.

Como linhas mestras da intervenção, que está simultaneamente a decorrer em Camarate, Loures, Moscavide e Sacavém, definiram-se a conservação, modernização, remodelação e beneficiação das zonas intervencionadas. O seu objetivo visa melhorar o ordenamento do território e a coesão social. A intervenção vai permitir a salvaguarda da segurança das pessoas, valorizar o património arquitetónico, melhorar as condições de habitação e maior eficiência energética. Novos usos de edifícios e equipamentos, a modernização de infraestruturas, a qualificação do espaço público, a melhoria das acessibilidades e da mobilidade, a promoção da qualidade de vida e o aumento da capacidade de atração de investimento são aspetos que vão pontuar os espaços revitalizados.

 

O processo de discussão pública

 

Como todas as grandes ações e intervenções no municípo de Loures, o processo de decisão passou pela discussão pública das intervenções através de sessões de apresentação pública dos projetos, que decorreram em todas as localidades intervencionadas. Foi recolhido um substancial conjunto de contributos, por parte da população e dos diversos agentes locais, os quais foram posteriormente incorporados nos diversos projetos, levando, em alguns casos a alterações significativas relativamente à ideia inicial.

 

 

A intervenção

 

No caso de Camarate o processo de revitalização urbana visa definir uma centralidade a partir do seu eixo principal de comércio: Rua Avelino Salgado de Oliveira e Largo da Igreja de Santiago.

Aumentando as áreas de circulação pedonal ao longo da Rua Avelino Salgado de Oliveira nomeadamente no passeio a norte, junto à galeria coberta, de modo a aumentar o potencial comercial das lojas, promovendo o comercio tradicional e criando condições para uma plena fruição do espaço público.

No que respeita a Loures privilegia-se a recuperação da identidade da cidade, transformando e promovendo o centro de Loures como espaço de permanência, de cultura e de lazer, invertendo, desta forma, o processo de desertificação do centro, através da criação um corredor confortável ao longo dos passeios, de modo a facilitar a mobilidade reduzida. É assim definida uma centralidade a partir do eixo principal de comércio, a Rua da República, complementado por um sistema viário de sentidos únicos permitindo o alargamento dos passeios e a criação de zonas de estar.

Através desta intervenção pretende-se implementar um sistema em rede de comércio local que crie uma imagem clara do centro de Loures para os habitantes, transmitindo a riqueza e a diversidade do comércio local como uma mais-valia.

Quanto à intervenção em Moscavide, pretende-se valorizar o comércio local, criando uma identivisitantes.

Em suma, pretende-se esbater os limites físicos de Moscavide, aproximando e interligando a vila com as áreas limítrofes.

Por fim, relativamente a Sacavém o objetivo visa criar uma identidade, que transmita a história e o orgulho dos sacavenenses na sua cidade. Tal será feito através da dinamização e modernização do espaço púbico, de modo a trazer as pessoas ao centro histórico.

A implementação um Espaço Âncora no centro da Cidade através da criação do Serviço de Informação Municipal, nas antigas instalações do Mercado de Sacavém, insere-se neste objetivo de relançar o centro histórico de Sacavém.

 

 

Rui Monteiro