Visitas/ Conversas On-line #MNAAsempreconsigo Ciclo de visitas/ apresentações on-line FAUNA E FLORA: OUTROS …

Visitas/ Conversas On-line #MNAAsempreconsigo
Ciclo de visitas/ apresentações on-line
FAUNA E FLORA: OUTROS OLHARES
Para público em geral

No âmbito da Lisboa Verde e a partir do itinerário iconográfico pela botânica na coleção do MNAA, um ciclo de visitas/apresentações on-line com convidados especialistas em várias áreas do saber.

10 DE FEVEREIRO, QUARTA-FEIRA ÀS 18H
OS OUTROS SERES DA CRIAÇÃO. PRESENÇA E SIGNIFICADO DOS ANIMAIS NA ARTE OCIDENTAL
Por Carla Varela Fernandes

Elementos discretos ou figuras centrais nas composições artísticas, os animais, reais ou imaginários, estão presentes de forma abundante na arte das diferentes épocas históricas. Merecem, por isso, uma atenção cuidada e curiosa, em especial no que se refere aos significados implícitos, às simbologias. São muitos os “outros seres da criação”. Tantos e com tantos significados que centrar-se-á a atenção apenas em alguns, obedecendo a uma escolha motivada por critérios vários e necessários.

Iremos transpor os muros do museu e observar outras obras presentes em diferentes geografias e diversas cronologias, com o propósito de melhor compreender a incidência de determinado tema num tempo ou num ambiente social, os objetivos da sua representação e as suas variantes. O longo tempo da designada Idade Média (séc. V a XV) é o tempo dos “Bestiários” (compilações manuscritas e iluminadas sobre animais e o que estes simbolizavam), e aquele em que mais incidiremos. Mas não ficaremos por aí.

Pretende-se trazer uma breve observação/reflexão sobre um tema tão vasto e tão fascinante, suscitando a vontade de descobrir outros animais representados nos objetos artísticos que já conhecemos e que iremos descobrir no futuro.

CARLA VARELA FERNANDES
Professora de Arte Medieval na UNL e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais da FCSH-UNL; participa em diversos projetos de investigação em Portugal e em Espanha; autora de vários livros e dezenas de artigos científicos e capítulos de livros; foi Conservadora do Museu Arqueológico do Carmo em Lisboa, Coordenadora do Fórum Cultural de Alcochete e Chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Cascais.

Acesso gratuito, limitado e por ordem de chegada.

Acesso ZOOM:
https://us02web.zoom.us/j/89784246074…

Duração: c.1h00

Mais informações: se@mnaa.dgpc.pt

📷 Imagem: © DGPC/ADF

Lisboa Green Capital 2020
Câmara Municipal de Lisboa
#MNAA #MNAA_lisboa #MNAAemCasa #UmItineráriopelaIconografiaAnimal #LisboaCapitalVerdeEuropeia2020 #DGPC #patrimoniocultural


Ver artigo