Quiz de ontem. Soluções: 1: (b.) Convento de S. Francisco. O Convento de São Francisco da Cidade foi fundado…

Quiz de ontem.
Soluções:

1: (b.) Convento de S. Francisco. O Convento de São Francisco da Cidade foi fundado em 1217 sendo construído numa zona despovoada, conhecida como Monte Fragoso, que só após a construção da muralha fernandina foi integrado na cidade. Tendo sido praticamente arrasado pelo terramoto de 1755, a sua reconstrução ficou incompleta. Atualmente é ocupado principalmente pela Faculdade de Belas Artes e pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado.

2: (c.) Carlos Reis (1863-1940). Este pintor e professor na Escola de Belas-Artes foi nomeado diretor do Museu Nacional de Belas-Artes em 1905, foi igualmente o primeiro diretor do Museu Nacional de Arte Contemporânea, com o advento da República.

3: (c.) Chiado. O Chiado é um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa. Localiza-se entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina. Ainda hoje é um ponto de encontro na cidade, sendo aí que se encontram vários teatros e a ópera, o Grémio Literário, livrarias famosas como a Bertrand e cafés que são hoje parte da história da cidade como a Bénard e a Brasileira.

4: (a.) Brasileira. Este café foi fundado em 19 de Novembro de 1905 junto ao Largo do Chiado. A Brasileira do Chiado vendia o "genuíno café do Brasil". A partir da Implantação da República em 1910, A Brasileira foi o cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias. Um dos assíduos frequentadores era Fernando Pessoa, o que levou à inauguração, em 1980, da estátua da autoria de Lagoa Henriques, que representa o escritor sentado à mesa na esplanada do café.

5: (c.) 1994. O governo francês ofereceu um projeto de renovação dos espaços da autoria do arquiteto Jean-Michel Wilmotte que, com uma equipa dirigida pela historiadora de arte Raquel Henriques da Silva, redefiniu o museu tal como se apresenta desde a sua reinauguração em 12 de julho de 1994.

Para mais informações sobre o museu visite o nosso site em:
http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/museu/historia


Ver artigo