Está disponível a brochura da exposição "A Liberdade e a Europa: Uma construção de todos". Pode con…

Está disponível a brochura da exposição "A Liberdade e a Europa: Uma construção de todos".

Pode consultar aqui:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/…/docs/2021/02/09/artp…

————————————————-

A exposição "A Liberdade e a Europa: Uma construção de todos" está patente, em Bruxelas, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e foi organizada pela Direção-Geral do Património Cultural e pelo Parlamento Europeu, em colaboração com o Curador da Colecção de Arte Contemporânea do Estado.

A iniciativa coloca em diálogo duas importantes colecções de arte: a Colecção de Arte Contemporânea do Estado Português e a Colecção de Arte do Parlamento Europeu.

Maria Helena Vieira da Silva, Paula Rego, Lourdes Castro, Nikias Skapinakis, Joaquim Rodrigo, Julião Sarmento e Helena Almeida são alguns dos nomes representados nesta mostra. Na sua maioria, os artistas que integram esta exposição viveram ou defenderam, nas diversas etapas da sua formação artística, uma ideia de Europa, contribuindo para a consciencialização da proximidade física e cultural entre os povos que definem o mosaico europeu.

O título da exposição evoca, desde logo, dois valores estruturantes da construção europeia: o da Liberdade – seja de expressão, de circulação ou de afirmação da dignidade humana – e o de uma Europa assente no primado destes mesmos valores. Nesta medida, a defesa do valor da Liberdade será a defesa da própria Europa e, no presente como no futuro, uma construção que a todos nos responsabiliza.


Ver artigo