Dia 7. Diário das pequenas coisas. E porque hoje é domingo, partilhamos também, em anexo ao texto de hoje d…

90155959 3585509278145868 1024705117229678592 O.png

Dia 7.

Diário das pequenas coisas.

E porque hoje é domingo, partilhamos também, em anexo ao texto de hoje de Maria de Aires Silveira e na sequência do de ontem, de Angelina Pessoa, a receita da Lebre à Bulhão Pato.

Esta receita, originalmente publicada na compilação de 1000 receitas, editadas por Paulo Plantier em 1870, o volume O Cozinheiro dos Cozinheiros teve nova edição em 1905, já com a compilação aumentada em 50%: 1500 receitas.
Reunindo tradições e sugestões gastronómicas de toda a Europa, em Portugal contava-se com um número significativo de contributos de escritores, jornalistas, artistas e outras ilustres personalidades oitocentistas. Sucesso de vendas, tendo sido procurado pelo público durante sucessivas décadas, este volume de título completo “O Cozinheiro dos Cozinheiros. Collecção de mais de 1500 receitas usuaes, faceis e economicas, de cozinha, copa, salchicharia, pastellaria e confeitaria, com as mais importantes noticias relativas á alimentação e conservação das substancias alimenticias”, prima pela diversidade de oferta de receitas, com redações igualmente diversas, ao estilo de cada autor.
Uma delícia de leitura, com enormes surpresas relativas a aspectos que hoje consideramos inovadores (doces com vegetais, por exemplo), tem alguns elementos obscuros, como o facto de os tempos de cozedura em forno (e a sua temperatura) não serem partilhados. Não devia ser possível, sequer, em tempos de forno a lenha, e com o olhar habituado das vigilantes e sabedoras Boas donas de casa, às quais o volume é dedicado.

Emília Ferreira

Volume disponível em livre acesso em:
https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/3823


Ver artigo