ANTÓNIO VIEIRA NATIVIDADE Sabia que… “as obras de recondução da Capela-mor do…

107733092 1379502432249625 67473834256517169 O.jpg

ANTÓNIO VIEIRA NATIVIDADE

Sabia que… “as obras de recondução da Capela-mor do Mosteiro de Alcobaça à sua forma primitiva” se iniciaram a 14 de Julho de 1930, localmente supervisionadas por António Vieira Natividade? E que este momento foi assinalado com a produção de prato comemorativo pela Olaria de Alcobaça Lda?

António Vieira Natividade foi o primeiro filho de Manuel Vieira Natividade. Nasceu em Alcobaça em 18 de Julho de 1893, tendo falecido em 22 de Agosto de 1946.
Colaborou com seu pai nos trabalhos arqueológicos e na organização e manutenção das colecções, especialmente a de arqueologia. Foi membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e Vogal Auxiliar do Conselho de Arte e Archeologia dos Monumentos Nacionais.
Nomeado Vogal da Comissão de Acompanhamento das Obras do Mosteiro de Alcobaça, supervisionou activamente a primeira fase da intervenção de restauro e reintegração do mosteiro, entre 1929 e 1932 (Refeitório, Igreja e inicio da intervenção na Sacristia Manuelina).
Após a morte de seu pai, assumiu a direcção da Natividade & Cª, Fructas de Alcobaça. O seu espírito empreendedor e a inestimável colaboração de seu irmão, Joaquim Vieira Natividade, conduziram a um processo de modernização que consolidou a Natividade & Cª como uma empresa pioneira no fomento da fruticultura nacional e da organização, em bases cientificas, da indústria de viveiros de fruteiras.
Em Abril de 1927, António e Joaquim Vieira Natividade fundaram, com Silvino da Bernarda, a Olaria de Alcobaça, Lda, especialmente dedicada à produção de faiança artística e de que António será uma peça importante no processo criativo.
Coleccionador, a ele se deveu a constituição de uma importante e muito representativa colecção de Chitas de Alcobaça.
A estreita relação que manteve com muitos investigadores, intelectuais e artistas foi determinante no desenvolvimento de um espírito eclético e de grande sensibilidade artística, que evidenciou ao longo de toda a sua vida.

Não paramos
# Estamos ON



Ver artigo